Prendas de Natal compradas na Amazon arriscam-se a chegar no Dia de Reis
Deco tem recebido várias queixas por atrasos. Perceba o que fazer se quiser desistir da encomenda.
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A novidade de entregas gratuitas para os portugueses que comprassem na Amazon espanhola surgiu em novembro em vários jornais, mas à beira do Natal a internet e sobretudo o Twitter estão cheios de queixas contra a empresa de entregas com relatos de atrasos de semanas.
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Uma busca no Twitter permite encontrar inúmeros protestos e relatos de dias ou semanas de espera, encomendas que não se sabe onde andam ou horas ao telefone com os funcionários da SEUR que faz as entregas pela Amazon (e outras empresas) em Portugal.
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Alguns clientes, como o cientista político Pedro Magalhães, sublinham, ironicamente, que os portugueses que fizeram encomendas na Amazon arriscam-se a recebê-las no Dia de Reis, à semelhança do que é tradição em Espanha.
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A Deco confirma à TSF que nas últimas semanas recebeu várias queixas.
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Paulo Fonseca, jurista da associação de consumidores, adianta que em princípio quem quiser ou reparar que a encomenda que fez não chega a tempo do Natal pode contactar a Amazon e pedir para parar o envio e devolver o dinheiro.
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A lei tem, no entanto, uma parte cinzenta em que segundo Paulo Fonseca a empresa pode tentar deduzir o valor do transporte no dinheiro devolvido ao cliente, apesar de normalmente as grandes empresas, como a Amazon, procurarem resolver a bem o problema.
Caso o consumidor não desista enquanto a encomenda não chega, poderá desistir da compra depois de a receber. O prazo para devolver o produto será a partir daí de 14 dias depois da entrega, sendo que neste caso, no entanto, o comprador terá de pagar o transporte de regresso à origem.