Primeiro o leopardo, agora os mabecos. Vida selvagem está de volta à Gorongosa
A partir desta segunda-feira há novos habitantes no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Depois de ter sido avistado um leopardo, coisa que não acontecia há mais de dez anos, são reintroduzidos no parque quinze mabecos.
Corpo do artigo
São quinze mabecos, chegam estar tarde da África do Sul, da Endangered Wildlife Trust e, desde a guerra civil moçambicana, não eram vistos no Parque Nacional da Gorongosa.
É um "dia muito especial", garantiu Vasco Galante, diretor de comunicação do parque, explicando que a alcateia ficará instalada numa "boma, que é local de acolhimento construído propositadamente para que eles possam estar entre seis a oito semanas a ambientar-se e quando estiverem em condições para serem libertados e começarem a usar o parque como a sua casa".
TSF\audio\2018\04\noticias\16\sara_de_melo_rocha_mabecos
Este cão selvagem de orelha arredondada, manchas castanhas, pretas, brancas e alaranjadas e com uma cauda que termina num tufo branco é uma espécie em risco. Só existem 6600 em África, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
A Gorongosa perdeu todos os mabecos como resultado da guerra civil de 1977-1992, tal como outras espécies. A seguir à reintrodução dos Mabecos, o Parque Nacional da Gorongosa conta trazer leopardos para a reserva até ao final do ano.
Ainda assim parece que os leopardos estão mesmo de volta à Gorongosa por vontade própria.
No final de março foi avistado um, coisa que não acontecia há mais de 10 anos. Vasco Galante classificou o momento como "extraordinário".
"Foi o safari que saiu às 15h30 e que ia com cinco turistas. E quando regressaram à hora de jantar, começam a dizer que viram leopardos e as pessoas olharam todas. Quando eles mostraram o filme que fizeram e as fotos percebemos que era um belo leopardo, um jovem macho e muito perto aqui do acampamento do Chitengo", contou.
https://www.instagram.com/p/Bg8fhoGn_ST
É o regresso dos animais ao Parque Nacional da Gorongosa.