É uma das revelações do livro "O Juiz", que conta a história de Carlos Alexandre, o magistrado que mandou prender José Sócrates e Ricardo Salgado. O livro foi é apresentado esta quarta-feira.
Corpo do artigo
Nasceu em Mação, no Ribatejo, e é lá que o "superjuiz", que não gosta de ser tratado com tal, encontra refúgio.
TSF\audio\2017\06\noticias\07\entrevista_o_juiz
Carlos Alexandre fez-se juiz em Lisboa, e é retratado como uma homem do campo, que tudo fez para chegar ao lugar que o ocupa: o juiz dos direitos, liberdades e garantias.
As jornalistas Inês David Bastos e Raquel Lito escreveram a biografia "O Juiz", e dele só escutaram alguns dados biográficos. Mas outros depoimentos, de amigos, familiares e colegas, ajudaram a construir a história e a vida de Carlos Alexandre.
Na Manhã TSF, as duas autoras da biografia detalharam alguns dos passos dados para construir a história do juiz, em Mação.
No livro, fala-se de uma rede de informações muito oleada pelos amigos de Carlos Alexandre, em Mação, e em Lisboa. Sempre que alguém chega a Mação e faz perguntas sobre o juiz, logo Carlos Alexandre é alertado.
As redes de amizade e de camaradagem dos maçaenses são importantes para compreender a vida do juiz responsável pelo Tribunal Central de Instrução Criminal. Desde a escola em Mação, passando por Abrantes e depois, pela Faculdade de Direito, em Lisboa. Uma vida de dificuldades financeiras, familiares, e de injustiças sentidas pela família.
Inês David Lopes e Raquel Lito contam que a personalidade do juiz não se alterou muito desde a infância. Continua a ser um rural, na cidade, que se refugia na terra natal sempre que pode.
O livro inclui detalhes sobre algumas operações lideradas por Carlos Alexandre. Por exemplo, a forma como a Operação Labirinto, de suspeitas de ilegalidade na atribuição de vistos gold, foi usada como cortina para fazer avançar a Operação Marquês, de suspeitas de corrupção, e deter José Sócrates.
O juiz não é citado diretamente no livro, mas acedeu a confirmar dados biográficos relacionados com o tempo de juventude.
O livro "O Juiz", de Inês David Lopes e Raquel Lito, é uma edição Planeta e é apresentado esta quarta -feira em Lisboa, por António Reis, o historiador e fundador do partido socialista, que também tem raízes familiares em Mação.