Depois de conhecidos os resultados das provas de aferição, a Associação de Professores de Matemática fala de um programa que afasta os alunos da disciplina.
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A presidente da Associação de Professores de Matemática considera que é urgente rever o programa da disciplina no ensino básico.
Na segunda-feira, os resultados das provas de aferição revelaram que os alunos perdem a capacidade de responder a problemas de Matemática ao longo do ensino básico, entre o 5.º e o 9.º anos.
Ouvida pela TSF, a presidente da Associação de Professores de Matemática diz que o programa é uma das principais causas para o afastamento dos alunos em relação a esta disciplina. Lurdes Figueiral diz que pode ter consequências mais graves. "Vamos ver como é que é o movimento da escolha da Matemática A no ensino secundário", diz.
Para a representante da associação, os dados das provas de aferição são alarmantes. "É necessário ter uma atenção especial ao ensino básico, de 9 anos, que é igual para todos", defende Lurdes Figueiral, "se se perde esta batalha fica ameaçada a preparação do futuro destas crianças e destes jovens".
Alunos perdem capacidade de responder a problemas de Matemática ao longo do ensino básico
De acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), muitos alunos deixam de responder a problemas de Matemática.
Se no 2.º ano de escolaridade a maioria dos alunos consegue responder sem dificuldades aos domínios de Números e Operações (55,4%) e de Geometria e Medida (54,6%), no 5.º ano o sucesso a matemática ficou ao alcance de pouco mais de 20% dos alunos.
Este ano, em que se aplicou um regime transitório para adaptação ao novo modelo de avaliação do ensino básico, apenas 57% das escolas decidiram aplicar as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos. A partir do próximo ano letivo, as provas passam a ser de realização obrigatória e as disciplinas em avaliação estão já definidas no calendário escolar.