
O programa "Estou Aqui Adultos!" quer facilitar a localização de adultos suscetíveis de desorientação na via pública. Nos primeiros três meses de funcionamento não foram registados incidentes.
Corpo do artigo
O programa "Estou Aqui Adultos!", em tudo semelhante ao aplicado a crianças, está em fase de testes desde dezembro. As famosas pulseiras que a PSP distribui para menores, especialmente nos meses de verão, estendem-se agora a adultos.
O Intendente Hugo Palma, das relações públicas da PSP, explica que o programa é dirigido a pessoas suscetíveis de se desorientarem e perderem, quer seja pela idade ou por patologias. O objetivo é "permitir o contacto rápido com familiares e amigos".
Nos últimos três meses, a fase piloto do programa, foram distribuídas 506 pulseiras. Destas, 316 já estão ativas e 190 estão em período de ativação.
As pulseiras têm um identificador do programa e uma chapa metálica com um código. O Intendente Hugo Palma explica como agir caso encontre na rua um adulto com sinais de desorientação e que esteja abrangido pelo "Estou Aqui Adultos!".
A fase piloto do programa vai continuar até ao final de maio, em parceira com cinco organizações: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Liga, Alzheimer Portugal, CRINABEL e CERCILISBOA.
Quando estiver a funcionar em pleno, o pedido das pulseiras poderá ser feito via internet, e o levantamento na esquadra mais próxima.
O "Estou Aqui Adultos!" deve começar a funcionar em pleno a 1 de junho.