PSP está preocupada com chamadas para o Número Nacional de Emergência que, afinal, não são emergências.
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A Polícia de Segurança Pública vai realizar uma série de ações de sensibilização para explicar aos portugueses quando é que devem ligar, ou não, para o 112, o Número Nacional de Emergência. As iniciativas acontecem esta quinta-feira, em várias zonas do país, e são a resposta ao facto de 75,8% das chamadas para o 112 serem afinal enganos, falsas ou brincadeiras.
O subcomissário João Moura acrescenta que nestes números incluem-se chamadas por motivos que não se justificam, como idosos sozinhos que querem falar com alguém ou crianças que inadvertidamente ligam para a linha de emergência porque o telemóvel está bloqueado ou sem SIM. Em média, o 112 recebe 25 mil chamadas por dia.
A PSP faz ainda questão de sublinhar os casos em que as pessoas devem mesmo ligar para o 112. Nomeadamente:
- Quando está a ocorrer um crime.
- Caso alguém esteja em perigo ou exista grave risco para a segurança de pessoas ou bens.
- Caso detete um suspeito de ter cometido um crime grave ou um evadido de estabelecimento prisional.
- Em caso de acidente de viação, envolvendo feridos ou de grave constrangimento rodoviário.
Os casos de polícia sem urgência devem ser comunicados à PSP através do 21 765 42 42.