Quase metade dos alunos do 2.º ano não sabe saltar à corda ou fazer cambalhota
As provas de aferição de Educação Física do último ano revelaram que cerca de 46% dos alunos do 2.º ano não consegue dar uma cambalhota e 40% revela-se incapaz de saltar à corda.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, no último ano letivo, as provas de aferição realizadas aos alunos do 2.º ano de escolaridade contemplaram a área da Educação Física. Os resultados confirmam a dificuldade das crianças na aprendizagem de gestos que, há uns anos, seriam brincadeiras de rua mas que, hoje, já quase só se praticam nas escolas.
O relatório do Instituto de Avaliação Educativa, detalhado esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, olha à lupa para os resultados e reforça a ideia de que o ensino da Educação Física não está a ter a devida atenção no 1.º ciclo do Ensino Básico.
Nuno Ferro, presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF), revela não estar surpreendido com os resultados.
Em entrevista à TSF, Nuno Ferro manifestou a esperança de que o Governo saiba avaliar as conclusões do relatório e que aprove as medidas necessárias para estender a Educação Física no 1.º ciclo a todas as escolas do país.
"As provas do ano passado tiveram logo efeitos na maneira como muitas das escolas começaram a olhar para a o desenvolvimento do 1.º ciclo", garantiu o presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física.
TSF\audio\2018\06\noticias\05\nuno_ferro_educacao_fisica_13h
"O grande desafio que se coloca é (...) garantir que todos os alunos em todas as escolas têm acesso à disciplina de Educação Física no 1.º ciclo, como está expresso na lei", defendeu.