
Miguel Midões
O Des.Liga distribuiu, este início de semana, mais de 500 kits saudáveis aos estudantes do ensino superior em Coimbra. Ontem no Pólo I da Universidade, hoje na Escola Superior de Enfermagem.
Corpo do artigo
O Des.Liga é um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em funcionamento desde 2011. Trata-se de uma parceria entre o Núcleo Regional do Centro, a Associação Académica e o Instituto de Justiça e Paz. Tem como objetivo a Educação para a Saúde e a prevenção do risco, utilizando a metodologia de pares: educadores e educandos em igual situação social. Neste caso, estudantes universitários formam e informam estudantes universitários sobre medidas de prevenção do cancro.
Andreia Gonçalves é aluna de Química na Universidade de Coimbra e voluntária na Liga Portuguesa contra o Cancro. Entrega aos colegas na fila da cantina um rebuçado especial porque no interior em vez de doces tem informação. "Temos receitas saudáveis de natal para passar uma mensagem saudável do Natal, mas também temos panfletos sobre o tabaco ou o HPV".
E porque são estudantes universitários estão convencidos que sabem tudo sobre medidas de prevenção do cancro. A colega voluntária reprova-os. "Muitas vezes dizem que já sabem e acham que sabem, mas quando no recinto da Queima fazemos jogos temáticos com perguntas e factos erram muitas vezes", garante.
A atividade na Escola Superior de Enfermagem foi mais ao pormenor, afinal de contas serão futuros profissionais de saúde, como conta Cidália Gonçalves, da Liga Portuguesa contra o Cancro. "Para além da distribuição de kits vamos ter um jogo, que as voluntárias construíram, um quiz chamado "Quem quer ser saudável", porque a atividade na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tinha de ter mais perfeccionista e ir mais ao pormenor", diz.
Cidália Gonçalves assegura que as receitas que vêm dentro do rebuçado, apesar de natalícias, são saudáveis. "São feitas por nutricionistas. Temos o peru, o polvo, o bacalhau e depois os doces, como as rabanadas, broas de mel e arroz doce, mas confecionadas de forma mais saudável", explica.
Conforme vai distribuindo os "rebuçados" de informação para prevenir o cancro vai perguntando:"Já conhecem o Desliga? Querem participar como voluntários? Estamos sempre a precisar", diz a voluntária Andreia Gonçalves. Uma ideia corroborada por Cidália Gonçalves, porque como se trata de alunos do ensino superior "uns vão entrando e outros saindo".