O preso, de 39 anos, subiu a rede de segurança no pátio exterior e encontra-se a monte. Direção-Geral dos Serviços prisionais iniciou procedimentos para emitir mandado de detenção europeu.
Corpo do artigo
Um recluso espanhol, de 39, anos que se encontrava a aguardar julgamento por um crime de tráfico de droga evadiu-se hoje do Estabelecimento Prisional de Viseu, informou a Direção-Geral Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A fuga aconteceu cerca das 17h, durante o período de recreio dos reclusos, "através de escalamento da rede laminada de segurança" e foi de imediato detetada pelas câmaras de vigilância do estabelecimento prisional, indica uma nota da DGRSP.
No pátio exterior, adianta o organismo, estava um elemento do corpo da guarda prisional, que, no entanto, não conseguiu evitar a fuga do recluso.
"Tendo em vista a recaptura do recluso, foram imediatamente acionados os meios próprios ao estabelecimento e, em conformidade com o manual de procedimentos, feitas as comunicações, designadamente, às diversas forças policiais, à Interpol e aos tribunais", adianta.
A DGRSP diz ainda que já encetou todas as diligências necessárias à difusão do Mandado de Detenção Europeu.
Foi também mandado instaurar um processo de averiguações a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção (Centro) daquela direção geral, promovido por um inspetor coordenador "que é Procurador da República" e se deslocou hoje ao estabelecimento prisional de Viseu.