"Intolerável." Rui Moreira disponível para ajudar a resolver o que " o Estado não tem conseguido"
Pais e Médicos apontam o dedo ao Governo pela atual situação da ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto. Agora, Rui Moreira anunciou que a autarquia esta disponível para apoiar as obras.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal do Porto está disponível para apoiar financeiramente as obras na ala pediátrica do Hospital de S. João. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
"Se o Estado não consegue fazer as coisas, ao menos deixe que alguém o faça", disse o autarca do Porto, após um encontro com o representante dos pais das crianças internadas na ala pediátrica, Jorge Pires.
"Isto é um problema da cidade do Porto e do Norte, em geral. É um problema de saúde pública", reclamou Jorge Pires. "Não compete aos pais andar a constituir associações (...) a fazer o papel do Governo. Temos de bater o pé e dizer 'chega!', obrigá-los a fazer alguma coisa", defendeu o representante dos pais.
TSF\audio\2018\11\noticias\07\jorge_pires_chega!
Um objetivo para o qual a autarquia do Porto está disposta a contribuir. "Temos de permitir que as obras do Joãozinho continuem e a Câmara Municipal do Porto está disponível para apoiar esse projeto", afirmou Rui Moreira, não especificando, no entanto, qual o tipo de ajuda prestada nem o montante em causa.
Para que as obras na ala pediátrica do hospital de S. João - apelidada de "Joãozinho" - avancem, será também necessário que a administração do hospital liberte o espaço da ala pediátrica e transfira, durante os trabalhos, as crianças internadas para o edifício principal do hospital.
Na última semana, Rui Moreira enviou uma carta à ministra da Saúde a pedir explicações acerca da situação, não obtendo, contudo, qualquer resposta por parte da tutela. O presidente da Câmara Municipal do Porto promete agora levar o assunto ao primeiro-ministro, António Costa.
A 19 de setembro, o Governo autorizou a administração do hospital a lançar o concurso para a construção das novas instalações do Centro Pediátrico. A autorização foi concedida pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo ainda ministro da Saúde, Adalberto Fernandes.
Há dez anos que o hospital tem um projeto para construir uma nova ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.
A construção do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar de São João, no Porto, faz parte do investimento previsto pelo Ministério da Saúde para 2019.
Ordem dos Médicos
Em declarações à TSF, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sublinha que a sociedade civil está a perder a paciência em relação a este caso. "Nós vamos aguentando tudo, serenamente, mas chega um momento em que vamos dar um grito de alerta", disse, acrescentando que é o Governo que não está a entender esses gritos de alerta.
TSF\audio\2018\11\noticias\07\miguel_guimaraes_1_grito_de_alerta
O bastonário dos médicos afirma que, antes de tudo, o que está em cima da mesa é uma questão de "dignidade".
*com Rute Fonseca, Manuel Acácio e Guilhermina Sousa