Samsung desvenda telemóvel com ecrã dobrável, mas esconde o design final

Stephen Lam / Reuters
Em dois dias seguidos foram apresentados dois conceitos de como vão ser os telemóveis com ecrã dobrável. A próxima grande tecnologia no que diz respeito à mobilidade. Pena é que não está fácil ficar entusiasmado.
Corpo do artigo
A primeira fabricante a cruzar a meta foi a Royole que roubou à Samsung boa parte do impacto que a marca sul-coreana esperava ter, mas pelo menos, tinha ficado no ar a impressão de que a gigante tecnológica iria apresentar um equipamento mais interessante, mais refinado, mais fino. Numa palavra: melhor.
Mas não foi bem isso que se passou. Numa grande conferência, nos Estados Unidos, um administrador da Samsung tirou-o do bolso do casaco. Deu para perceber que do lado exterior tem um pequeno ecrã, depois abriu-o, e lá dentro estava outro um outra ecrã, bem maior e dobrado. Passou o dedo umas quantas vezes nessa tela. A imagem mexeu-se, disse mais umas coisas e voltou a esconder o equipamento.
RPBihM3cobo
A boa notícia é que o responsável da Samsung não deixou de fazer o sublinhado: "disfarçamos os elementos do design, mas confiem em mim, dentro disto está um equipamento cujo desenho é fabuloso".
Resta-nos esperar.
O aspeto faz lembrar um livro e o que a Samsung mostrou não deixou ninguém particularmente excitado. A fabricante dirá que foi para proteger o segredo, mas a moldura à volta do ecrã dobrável era enorme e o telemóvel parece ter uma espessura saída do tempo em que Jorge Sampaio ainda era presidente da República.
Mas o mais difícil de entender é o ecrã externo. Inexplicavelmente é apenas de 4,5 polegadas quando podia ser bem maior, já que o ecrã dobrável é claramente mais alto. Mais uma vez, resta esperar que o desenho do equipamento vá mesmo ser diferente do que aquele que foi mostrado pela Samsung.
Ainda sobre as dimensões dos ecrãs, elas só foram reveladas um pouco mais tarde, numa outra apresentação.
1060300207894650881
Não há uma data certa para quando estará à venda. Publicamente a Samsung apenas disse "em breve", uma expressão que deve significar 2019. A Samsung tem por hábito fazer anúncios importantes à volta das datas da MWC, uma grande conferência sobre telemóveis e afins em Barcelona. Essa feira este ano está marcada para o final de fevereiro. Talvez haja mais novidades por aí.
Quanto ao preço, esse também ainda é segredo.