Uma ponte pedonal, inaugurada há pouco tempo em Ovar, tem uma laje com apenas 38 milímetros de espessura e pesa 3 toneladas. O coordenador do projeto garante que os custos de manutenção são muito reduzidos.
Corpo do artigo
Joaquim Barros da Escola de Engenharia da Universidade do Minho diz que não conhece outra ponte como esta. O deque, que é atravessado pelos peões, tem apenas 38 milímetros de espessura, o que corresponde mais ou menos a dois dedos. A ponte instalada sobre o rio Cáster, em Ovar pesa 3 toneladas.
Joaquim Barros garante que a ponte é segura, "teve muitos ensaios, durante vários meses". A estrutura da ponte, sublinha o coordenador do projeto, não inclui apenas o deque. "A laje foi construída em micro betão reforçado com fibras. Esse deque está, por sua vez, apoiado em vigas de fibra de vidro", esclarece.
A ponte São Silvestre de 11 metros de comprimento combina vários materiais. Os autores do projeto evitaram, por exemplo, as armaduras de aço convencionais. Com isso evitam-se despesas de manutenção e baixa-se o preço da instalação.
Como as vantagens são evidentes, Joaquim Barros acredita que esta tecnologia, que resultou de uma parceria entre a Universidade do Minho, o Instituto Superior técnico e a empresa Alto, poderá ser exportada com alguma facilidade.