Em outubro do ano passado a polémica marca chinesa lançou o Mate 20 Pro e muitos disseram que se tratava do melhor smartphone do mundo. Como será agora que Huawei lançou um equipamento que tem algumas características ainda melhores?
Corpo do artigo
O ano passado teve um sabor agridoce para a fabricante chinesa e 2019 promete ser também de digestão difícil. Apesar de ir lançando vários equipamentos (e não apenas telemóveis) de excelente qualidade, a guerra que a administração Trump lhe lançou (e cujos primeiros sinais já vinham até dos tempos de Barack Obama) está a fazer o seu caminho.
E como é que se combatem alegações de que os seus produtos podem ser explorados para espionagem pelo governo chinês? Lançando alguns dos melhores smartphones que o dinheiro pode comprar, responde a Huawei.
Huawei P30 e Huawei P30 Pro
Foram apresentados esta tarde, em Paris, três telemóveis que prometem fazer as delícias de quem gosta de ter os equipamentos mais recentes, mas também os mais avançados que há no mercado.
ERJ8HgwPkVE
Em Portugal vão ser disponibilizados em três versões. O P30 terá um ecrã mais pequeno (6,1") e 6GB de RAM e 128GB de memória interna. Os Pro, mais avançados, terão um ecrã mais generoso (6,43") e virão equipados com 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de espaço de armazenamento.
Relativamente a características que ambos partilham sublinha-se o CPU Kirin 980 (desenvolvido pela Huawei e que já equipa os Mate 20 Pro), tecnologia OLED dos ecrãs, a resolução Full HD+, o Android 9 e ainda o interface gráfico EMUI 9.1.
Um dado que os volta a distanciar é o tamanho da bateria. Nos P30 Pro, como o ecrã é maior, a bateria também pode ser mais espaçosa (4300mAh).
"Redesenhamos toda a tecnologia de construção de imagem de um smartphone"
O primeiro grande destaque destes equipamentos vai para as imagens que conseguem obter. Mas se mesmo neste capítulo, há características que fazem com que os Huawei P30 e os Huawei P30 Pro sejam bem diferentes, também há características que partilham.
Numa delas, o diretor de vendas da Huawei Consumer Business para Portugal fala de uma revolução.
Nenhum outro equipamento disponível no mercado capta a luz da mesma forma que a família P30.
wN7RrD4yi5s
Após três anos de investigação, a Huawei pôs de lado os sensores RGB (Red / Green / Blue) e criou um RYYB (Red / Yellow / Blue). Os ganhos, afirma Tiago Flores, são evidentes.
"Exageramos na qualidade das imagens noturnas"
Um dos pontos em que essa realidade melhor se espelha, conta o diretor de vendas da Huawei Consumer Business para Portugal é nas imagens noturnas.
Glxd_2S4DZ4
Tiago Flores não poupa nos adjetivos e diz mesmo: "nós exageramos na qualidade das imagens noturnas".
SproxLd8x8s
Mas se esta nova tecnologia do sensor RYB chega às fotografias de toda a família P30, outras há que são só para alguns.
"A câmara vai fotografar a lua e mostrar as crateras com detalhe"
Ficou para os Huawei P30 Pro o grande destaque do lançamento de Paris. Estes equipamentos têm uma câmara nunca antes vista num smartphone. Usa uma tecnologia tipo periscópio (como os submarinos) que permite fazer um zoom ótico de até cinco vezes sem que a lente se projete para fora do telemóvel.
sAOGxzCKaZ0
No total, os P30 Pro vão contar com quatro câmaras traseiras e terão um software que permite usar duas dessas lentes ao mesmo tempo. Só um bom processador é capaz de garantir que tal coisa funcione. Há várias aplicações, possíveis. Tiago Flores avança com uma ligada à família.
MJn7zaxTM5o
E depois, há ainda mais uma lente. Um olho especial que só agora começa a dar os primeiros passos em termos de aplicações.
_N9xf3yNCak
Cores, disponibilidade e preços
Desta vez, a Huawei optou por dar à família P30 quatro cores diferentes. Está lá o clássico preto, mas há mais: cristal, boreal e laranja.
NcO0-cdttFM
Relativamente aos preços, eles não param de aumentar, mas ainda há uma boa notícia: ainda é possível comprar um P30 Pro por menos de mil euros.
HNokNw229uk
Tiago Flores, diretor de vendas de tecnologia de consumo da Huawei em Portugal, faz as contas aos novos P30 e P30 Pro
Outra boa notícia (para quem não consegue esperar) é que a pré-venda começa ainda hoje e há "um prémio" para quem avançar já.
ZfgdQ_u2QZ8
Quem comprar já algum dos P30 vai receber um novo smartwatch lançado pela Huawei
Estes equipamentos foram apresentados esta terça-feira ao início da tarde, em Paris. A análise do Mundo Digital será publicada em breve, mas por enquanto dá para ir dizendo que os P30 Pro prometem. E muito, mesmo.