Sindicato cifra nos 70% a adesão ao segundo dia de greve dos funcionários do SEF
Presidente do Sindicato entende que, com salários de 600 euros líquidos por mês, não é fácil fazer greves.
Corpo do artigo
A adesão à greve dos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras caiu, esta quinta-feira, em comparação com o primeiro dia de paralisação.
Esta quarta-feira, cerca de 85% dos funcionários não tinham comparecido ao trabalho, mas Manuela Niza Ribeiro, presidente do Sindicato dos Funcionários do SEF (SinSEF), explicou à TSF que esse número caiu nesta quinta-feira "tal como era expectável."
"O segundo dia teve uma adesão mais baixa, cifrando-se tanto quanto sabemos entre os 65% e os 70%. Era perfeitamente expectável e, tal como também tivemos oportunidade de dizer, para quem tem uma média de 600 euros líquidos por mês, é muito difícil fazer três, dois ou um dia de greve", explicou a sindicalista.
TSF\audio\2018\12\noticias\27\manuela_niza_ribeiro_1_adesao_baixou
Os números apresentados pelo próprio SEF são, no mínimo, bastante discrepantes - a instituição fala numa adesão de apenas 11%. Perante esta diferença, Manuela Niza Ribeiro diz que o sindicato não precisa de lições de matemática e recusa-se a entrar numa guerra de números.
"A realidade vai encarregar-se de dizer quem é que está dentro da razão. Aliás, acho curiosíssimo como é que o SEF pode dizer que há 606 funcionário documentais - só se está a contar já com os 100 que hão de entrar e que terão apenas contrato de um ano - porque nós não chegamos aos 500", garantiu.
TSF\audio\2018\12\noticias\27\manuela_niza_ribeiro_2_guerra_de_numeros
Os funcionários da carreira não policial do SEF realizaram esta quinta-feira o segundo de três dias de greve, numa paralisação convocada pelo Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SinSEF), que exige o reconhecimento da carreira e a integração na lei orgânica do SEF.
Em comunicado, o SEF refere que se verificou uma adesão à greve de 69 funcionários, num total de 606 funcionários não policiais (11,39%).