O Sobreiro Assobiador de Águas de Moura está nomeado para o concurso da Árvore Europeia do Ano. Os resultados são conhecidos esta quarta-feira em Bruxelas.
Corpo do artigo
Com 234 anos, o Sobreiro Assobiador já assistiu a um "número infindável de histórias". Ganhou a alcunha devido à dimensão da copa que dá suporte a "conjunto imenso de pássaros".
"Os pássaros, regra geral, de manhã ou ao fim da tarde, quando pousam fazem um chilrear tão grande, que lhe deram o nome 'O Sobreiro Assobiador'", explicou à TSF Nuno Calado, secretário-geral da União da Floresta Mediterrânica.
TSF\audio\2018\03\noticias\21\nuno_calado_longo
Também lhe chamam a árvore casamenteira, "porque os namorados iam para debaixo da copa namorar", referiu Nuno Calado, acrescentando que "antigamente os grupos de etnia cigana, naquela fase mais nómada, pernoitavam lá, acampavam lá, faziam lá os casamentos".
Logo à tarde, Nuno Calado vai estar em Bruxelas para a cerimónia de entrega de prémios e explicou que a escolha da árvore para a primeira participação de Portugal no concurso europeu recaiu sobre a árvore que simboliza o país.
"Portugal tem uma árvore nacional que é o sobreiro e tendo de escolher um sobreiro escolhemos o assobiador que é, se calhar, o sobreiro mais icónico e simbólico que existe em Portugal. Está classificado como árvore de interesse público. Tem mais de 200 anos. Tem uma história muito antiga. Um conjunto de características que o tornam especial", detalhou.
O secretário-geral da União da Floresta Mediterrânica segue para Bruxelas com esperança de que o sobreiro português conquiste uma boa posição porque "até a votação ficar secreta, na última fase, o nosso sobreiro assobiador ia à frente com cerca de 2500 votos de vantagem face à segunda árvore".
Nuno Calado confessa até que "temos muitas esperanças de que o sobreiro assobiador possa ser a árvore vencedora de 2018".
O Assobiador vive em Águas de Moura há 234 anos. É o maior sobreiro do mundo, de acordo com o livro dos recordes do Guiness. Já foi descortiçado mais de vinte vezes e está nomeado para o concurso da Árvore Europeia do Ano. Os resultados são conhecidos hoje, data em que se assinala o Dia Internacional das Florestas.
A cerimónia de entrega de prémios pode ser acompanhada em direto através do Facebook do concurso "European Tree of the Year 2018".