Sofia Fava, a ex-mulher de José Sócrates é acusada por ter comprado um imóvel com financiamento de Carlos Santos Silva. João Perna, ex-motorista do ex-primeiro-ministro, é acusado de dois crimes.
Corpo do artigo
O Ministério Público acusou Sofia Fava de dois crimes no âmbito da "Operação Marquês". A ex-mulher de José Sócrates é acusada pela prática de crimes de branqueamento de capitais e falsificação de documentos. O ex-primeiro-ministro foi acusado de 31 crimes.
Segundo o documento do MP, Sofia Fava "aceitou figurar como adquirente de um imóvel designado 'Monte das Margaridas', sito em Montemor-o-Novo". Segundo a acusação, Fava comprou o imóvel com um financiamento bancário garantido por Carlos Santos Silva, do Grupo Lena e amigo de José Sócrates, que é acusado de 33 crimes. O dinheiro era originário da Suíça.
João Perna, o ex-motorista de Sócrates e alegado "correio" entre o ex-governante e Santos Silva, está acusado pela prática de crimes de branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.
Numa nota enviada às redações, o Ministério Público informou que a "Operação Marquês" traduziu-se numa acusação contra 28 arguidos, 19 pessoas singulares e nove pessoas coletivas.
O despacho final contém mais quatro mil páginas e resultou das cerca de 200 buscas e das audições de 200 testemunhas, assim como das recolhas de dados a cerca de 500 contas bancárias.
Os arguidos
No total, são 28 os arguidos da "Operação Marquês" - 19 são pessoas e nove são empresas.
Além do antigo primeiro-ministro, José Sócrates, entre os arguidos estão nomes como: Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos; Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro; Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena; João Perna, antigo motorista de José Sócrates; Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma; Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, ex-administradores da PT; o advogado Gonçalo Trindade Ferreira; os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro; Rui Horta e Costa, administrador do resort Vale do Lobo; Hélder Bataglia; empresário luso-angolano; ou Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates.
Quanto às empresas na lista de arguidos, são, entre outras: Lena SGPS; LENA - Engenharia e Construções SGPS; LENA - Engenharia e Construções SA; RENTLEI - Automóveis e Turismo SA; XMI - Management & Investments SA; e a empresa Oceano Clube.