É a primeira missão da empresa do multimilionário norte-americano, Elon Musk, para o governo dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Os satélites GPS custaram cerca de 439 milhões de euros milhões de dólares e foram construídos pela Lockheed Martin Corp. O lançamento do foguetão fez-se em Cabo Canaveral, na Flórida e, caso o lançamento tivesse de ser adiado, esse cancelamento aconteceria pela sexta vez. Ainda ontem, uma tentativa foi adiada devido aos ventos fortes.
O sucesso desta missão é tido como uma grande vitória para a SpaceX já que há décadas que o lucrativo mercado do lançamento de satélites é dominado pela Lockheed e pela Boeing.
Em 2014, a SpaceX processou a Força Aérea norte-americana devido a um contrato de exclusividade que esse ramo militar americano (que tutela os lançamentos espaciais) assinou com um consórcio estabelecido entre a Boeing e a Lockheed. Um contrato que previa 36 lançamentos, mas que acabou por ser rasgado no ano seguinte.
Em 2015 a SpaceX ganhou o contrato para o lançamento do satélite GPS III e é esse equipamento que está nesta tarde a ser posto em órbita.
A missão ainda não terminou e pode ser acompanhado (ou recordado) aqui.
yRiLPoy_Mzc
Se o lançamento continuar sem dificuldades e se o equipamento fucionar sem problemas, este será o primeiro satélite de um grupo de 32 que estão a ser produzidos pela Lockheed Martin. No total, esta constelação de satélites irá custar aos cofres públicos norte-americanos onze mil milhões de euros.