O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Carlos Martins, disse aos deputados que colocou o lugar à disposição antes de saber que, afinal, o Hospital de Santa Maria não tinha sido acionado no caso da morte do jovem David Duarte, que esperou três dias por uma cirurgia, acabando por falecer.
Corpo do artigo
Carlos Martins está a ser ouvido pela comissão parlamentar de Saúde onde defendeu que "até prova em contrário", o Hospital de Santa Maria funcionou.
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte explicou que colocou o lugar à disposição porque, na altura, "os dados disponíveis", davam a entender que "o Sta. Maria tinha sido acionado e não tinha respondido".
No entanto, Carlos Martins adiantou que, está documentado que afinal "o Sta Maria não tinha sido acionado, neste caso em particular". Motivos que levam o responsável a dizer que "até prova em contrário, o sistema montado desde 2008 funcionou".
Esta tarde, os deputados vão ouvir os também demissionários, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e a presidente do conselho de administração do centro hospitalar de Lisboa Central, Teresa Sustelo. Amanhã de manhã será a vez do ministro da Saúde, Adalberto Fernandes.