
DR/ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
Em formato físico ou digital, as Maletas da Sustentabilidade são um recurso pedagógico criado pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. O projeto é apresentado esta segunda-feira em Setúbal.
Corpo do artigo
São metalizadas, retangulares, e cada uma tem um autocolante verde, amarelo ou vermelho, conforme o tema. Por enquanto são três, as Maletas da Sustentabilidade da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. Um projeto para pensar o Ambiente, com objetivos pedagógicos, destinado ao pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo.
O coordenador geral do projeto, em declarações à TSF, explica que as maletas "são um recurso pedagógico, em que pretendemos colocar ao serviço dos professores um conjunto de recursos que ajudem as crianças e os jovens nesta transição entre o modelo de exploração de recursos, que temos atualmente, para um modelo de exploração ou de utilização mais sustentável dos recursos da Natureza".
TSF\audio\2018\02\noticias\05\orlando_paraiba_maletas_13h
As três maletas estão "alinhadas com os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável publicados pela ONU", explica Orlando Paraíba.
Os três temas desenvolvidos são "Desperdício Zero", sobre o consumo responsável, o uso eficiente dos recursos e a valorização dos resíduos; Pegada de Carbono", acerca da eficiência energética, a mobilidade sustentável e o clima e alterações climáticas; e "Arrábida Serra e Mar", que aborda o mar e litoral e a Arrábida património natural.
Cada tema está subdividido para os três ciclos de ensino: pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo.
Orlando Paraíba esclarece que nos concelhos abrangidos diretamente pela ENA - Palmela, Setúbal e Sesimbra - foi estabelecida uma parceria com a rede de professores bibliotecários e "as maletas vão ser distribuídas pelas escolas pelos próprios professores bibliotecários".
Além do formato físico, as maletas estão disponíveis online no site da ENA e têm disponíveis todos os conteúdos, como fichas e jogos.
As maletas são gratuitas e a ENA espera, no futuro, desenvolver uma maleta para cada um dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU. Em 2018, a agência espera conseguir lançar pelo menos mais duas ou três maletas.