Ministério da Saúde reconhece que utentes têm dificuldade em contactar os centros de saúde por telefone e quer implementar alternativa.
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Os telefonemas dos utentes para os centros de saúde que não sejam atendidos vão passar a ser encaminhados para uma central que regista o motivo da ligação e dá seguimento ao assunto.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde reconheceu, em entrevista agência Lusa, que por vezes é muito difícil os utentes contactarem por telefone o seu centro de saúde.
"É uma necessidade básica e não está cumprida (...) Não é adequado alguém ligar e ninguém atender", disse Fernando Araújo.
O governante considera que a contratação de mais recursos humanos para os centros de saúde para esta situação específica pode não ser o mais adequado e adianta que o centro de contacto SNS 24 está a estudar uma forma de passar a receber estas chamadas não atendidas nas unidades de saúde.
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"Está neste momento a ser estudada a forma de desenvolver [esta medida] e espero que ocorra muito em breve, ainda em 2018", afirmou.
Segundo Fernando Araújo, quando um utente ligar para o seu centro de saúde e não for atendido, a chamada será reencaminhada ao fim de algum tempo para uma operadora, que ficará com os dados e questões colocadas, no sentido de se voltar a contactar o doente se necessário.
O governante admitiu ter relatos das dificuldades que muitos utentes têm em ser atendidos por telefone nos centros de saúde e afirma que o Ministério da Saúde não esconde a situação.