E se utilizar o telemóvel na sala de aula for um gesto positivo? As práticas de ensino precisam de acompanhar a evolução do tempo e as tecnologias podem ser a ferramenta ideal para fazê-lo.
Corpo do artigo
Por isso, este sábado, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) organiza o 3º Encontro sobre "Jogos e Mobile-Learning", para que professores, alunos, psicólogos e encarregados de educação possam reconhecer mais-valias na utilização do telemóvel em sala de aula.
Uma forma interativa de aprendizagem são os jogos didáticos e a Universidade de Coimbra deu o exemplo, com a criação de quatro jogos para telemóveis android, que abrangem alunos desde o 2º ciclo ao ensino superior.
1910 sobre a implantação da República, Tempoly com o ensino dos polinómios, Os Maias, e o Konecting sobre a evolução da comunicação humana. Jogos para telemóvel, para utilizar em sala de aula, uma forma de adaptar o ensino aos tempos modernos. "A ideia inicial foi a de rentabilizar os dispositivos móveis que os alunos têm porque atualmente esquecem-se do manual, mas não se esquecem do telemóvel".
[youtube:FQ3fZHrQNPY]
Ana Amélia Carvalho coordena a equipa de oito investigadores e bolseiros da Universidade de Coimbra que criou estes 4 jogos, e defende que se encurte o desfasamento entre a escola e o mundo real dos alunos."Os professores de todos os níveis de ensino temos de estar sensíveis para isso. O papel e os livros publicados são importantes, mas temos de nos adaptar à evolução".
[youtube:tDeg8T3id_I]
Tentaram perceber o que jogam os alunos em cada ciclo de ensino e com que frequência o fazem. Depois, com ajuda de professores de diferentes áreas criaram conteúdos e designs atrativos. Ana Amélia descreve o 1910: "Há um avatar que é jornalista, com imagens e cenários da época, em que o aluno se identifica com o jornalista e vai ajudá-lo. Começa em 1890 e termina em 1911, depois da implantação da República, passando por toda a agitação popular e o mapa cor-de-rosa", explica.
[youtube:v=9_-0ZKzzaj4]
E utilizar o telemóvel em sala de aula, é conveniente? "Aquela ideia de que entram na aula e têm de deixar o telemóvel de lado compreende-se quando não se controla os alunos. Eles têm de estar motivados e utilizar o telemóvel para o efeito da aula", sublinha. Como fazer uma pesquisa ou responder a um questionário online. Por isso, defende a investigadora, é preciso dar formação aos alunos, mas também aos professores.
Os jogos interativos para telemóvel, criados pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra foram enviados para a Direção Geral de Educação (DGE), no sentido de serem alargados aos alunos de todo o país. Até ao momento, a DGE ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Os jogos criados pela FPCE da Universidade de Coimbra podem ser consultados e descarregados aqui. Basta entrar em "Jogos", fazer o registo, que será verificado e aceite pela equipa, e depois jogar.