Regiões centro e sul de Portugal vão ter aguaceiros durante o fim de semana. Podem ser "pontualmente fortes", mas não tão fortes quanto os que se abatem sobre Espanha.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera afasta, para já, a possibilidade de que a tempestade e chuvas extremas que se abatem neste momento sobre Espanha possam fazer-se sentir no continente português.
À TSF, a meteorologista Joana Sanches revela que as regiões centro e sul de Portugal podem, no entanto, sofrer precipitações "pontualmente fortes" em relação ao que é habitual, esta sexta-feira, sábado e domingo.
Há neste momento uma "situação depressionária" na zona sul do território da Península Ibérica, que vai originar "aguaceiros e condições para trovoada" nessas regiões, mas não com "as quantidades que se preveem para o sul de Espanha nos próximos dias".
Espanha sob chuvas extremas
As cidades espanholas que estão mais próximas do Mediterrâneo estão neste momento em alerta vermelho.
Em Málaga, na Andaluzia, uma enfermeira ficou ferida após a queda do teto falso do Hospital Civil da cidade, por acumulação de água, que obrigou mesmo ao realojamento de alguns doentes.
Além deste acidente, o fornecimento de energia elétrica tem sofrido alguns cortes, assim como a rede de telefones. O volume da chuva, que se prevê que possa chegar aos 300 litros por metro quadrado, tem feito com que os bombeiros sejam muito solicitados, principalmente devido às muitas inundações em casas e empresas.
Na comunidade de Valencia há dezenas de estradas cortadas e são dois mil os militares que estão mobilizados e prontos a entrar em ação em caso de necessidade.
Esta sexta-feira, uma vez que não se prevê qualquer abrandamento da tempestade, vão permanecer encerradas as escolas de mais de 100 municípios do sul de Espanha.