Um assistente virtual que também faz videochamadas. É assim o novo Portal do Facebook
A multinacional de Mark Zuckerberg juntou um ecrã ao assistente virtual tradicional. Será este o futuro das redes sociais?
Corpo do artigo
A nova plataforma do Facebook pretende ser literalmente um portal entre duas casas.
Chama-se Portal e trata-se de um assistente virtual que inclui um ecrã para videochamadas.
No fundo, é um "reinventar da roda": ao conceito de assistente virtual, semelhante ao Alexa, da Amazon, por exemplo, junta-se a tecnologia de chamadas com vídeo aplicada no Facetime ou Skype, com algumas novidades.
A câmara inteligente acompanha os movimentos dos utilizadores, mantendo o interlocutor sempre focado, mesmo que se mova na divisão, e numa conversa de grupo é capaz de alternar entre os rostos conforme quem está a falar.
"O nosso objetivo é fazê-lo sentir-se presente no mesmo espaço do que a pessoa do outro lado", explica Rafa Camargo, vice-presidente do Facebook e responsável pelo Portal, em declarações à Reuters.
https://www.facebook.com/facebook/videos/320275651886768/
A privacidade dos utilizadores está assegurada, garante o Facebook depois das sucessivas polémicas relacionadas com a divulgação de dados pessoais.
Todas as chamadas são encriptadas e é possível desligar a câmara e o microfone quando não estão a ser utilizados (o que não acontece com muitos assistentes virtuais). O aparelho também pode ser bloqueado com palavra passe e traz uma tampa para tapar a câmara.
Há duas versões, o Portal (de 199 dólares) com dez polegadas e o Portal Plus (de 340 dólares) com 15 polegadas, ambos com câmaras de 12 megapíxeis. Vão estar disponíveis a partir de novembro para consumidores nos Estados Unidos.