É um dos objetivos do Congresso Europeu de Endocrinologia, que decorre em Lisboa entre 20 e 23 de maio. O responsável desta reunião esteve na Manhã TSF.
Corpo do artigo
Cinco mil médicos e investigadores especializados na área da endocrinologia estão reunidos a partir de sábado, durante quatro dias, em Lisboa.
Vão discutir algumas das doenças da civilização, como a diabetes, a obesidade e várias doenças da tiroide. Na Manhã TSF, João Jacôme de Castro, presidente do maior congresso europeu de sempre desta especialidade, explicou que há um fenómeno de subdiagnostico destas doenças em Portugal. E esse é um dos desafios do presente e para o futuro.
TSF\audio\2017\05\noticias\19\z_entrevista_jacome_de_castro
No caso da diabetes, mas também das restantes doenças, a palavra-chave é aumentar os rastreios. E o despiste deve ser feito pelos médicos de família, a todos os que têm mais de 40 anos e, especialmente, a grupos considerados de risco ou com histórico familiar destas doenças.
João Jacôme de Castro considera que este é um congresso de esperança na eficácia dos novos tratamentos e na redução do custo que estas doenças têm nos recursos públicos. Neste congresso de endocrinologia, o maior de sempre, vai ser criada uma rede internacional, para facilitar o diagnóstico.