O Ministro do Ambiente antecipou uma das medidas que vai ser apresentada durante a Semana Europeia da Mobilidade. E apontou metas, para a conclusão rede de carregamento de carros elétricos.
Corpo do artigo
O Ministro do Ambiente anunciou na TSF, que dentro de seis meses, vai ser possível viajar na rede de transportes públicos do Porto, sem um titulo de transporte palpável. Ou seja, sem um bilhete ou um cartão.
O mecanismo, que será apresentado durante a Semana Europeia da Mobilidade, consiste numa conta virtual e na utilização de uma aplicação para telefones móveis.
João Pedro Matos Fernandes, entrevistado esta sexta-feira na TSF, adiantou que "será possível, num prazo de meia dúzia de meses, possamos circular na área metropolitana (...) utilizando uma conta de mobilidade, e que no final de cada mês, paguemos as nossas deslocações, como já pagamos a água ou a luz".
Nesta Semana Europeia da Mobilidade, o ministro destaca o tema da mobilidade elétrica. Ou seja, a utilização de viaturas elétricas num leque cada vez maior de situações.
Para isso, contribui a rede de postos de abastecimento que continua a aumentar.
O Ministro do Ambiente explicou que já é possível viajar "tranquilamente, entre Lisboa e o Algarve", graças aos posto de carregamento instalados na A2.
Entre o Porto e Lisboa, ainda há algumas falhas, mas também já é possível, fazer a viagem.
Seguem as ligações por autoestrada entre o litoral e a fronteira com Espanha.
No final do próximo ano, o Ministro do Ambiente espera "ter pelo menos um posto de carregamento em cada concelho do país".