As viagens de avião a velocidades supersónicas estão órfãs desde o Concorde. Richard Branson quer mudar a situação. E as novidades estão mais perto do que se julga.
Corpo do artigo
O dono da Virgin, que em tempos tentou comprar uma frota de aviões Concorde, anunciou que está a patrocinar a investigação e o desenvolvimento de uma nova geração de aviões que voem mais rápido do que a velocidade do som.
Para concretizar esse objetivo, Branson revelou que a Virgin se comprometeu a comprar 10 unidades de um novo jato, chamado, "Boom", que está a ser desenvolvido pela startup norte-americana Boom Technology.
O jornal The Guardian avançou que o contrato vale dois mil milhões de US dólares.
Tão ou mais surpreendente: a Boom Technology diz que o primeiro protótipo deste avião deve estar pronto até final de 2017.
"Isto não é ficção científica. Estamos mesmo a trabalhar nisso. Vai ser possível voar de Londres a Nova Iorque em três horas e meia por US$ 5 mil (cerca de 4500 euros), que é basicamente o mesmo custo da viagem normal em classe executiva [e muito mais barato do que as mesmas viagens no Concorde"], disse Blake School, fundador da Boom.
O preço mais reduzido é explicado pelas novas tecnologias, desenvolvidas desde o fim do Concorde, desde a aerodinâmica aos compostos de fibra de carbono.