O governo reúne esta quarta-feira com a Comissão de Segurança Alimentar e desta reunião vão sair as medidas para combater a contaminação de carne picada pré-preparada vendida em talhos portugueses.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, diz que a ASAE vai aumentar o número de talhos a fiscalizar. Luís Vieira refere que além da fiscalização, as autoridades vão apostar na divulgação de informação, quer entre os talhos, quer entre os consumidores.
A Comissão da Segurança Alimentar criou um grupo de trabalho depois do alerta da Deco para os riscos ligados ao consumo de carne já picada nos talhos. A associação de defesa dos consumidores desaconselhou mesmo a compra de hambúrgueres e carne previamente picada.
O estudo da DECO encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos, usados para fingir que a carne é fresca, em 80% das amostras. Deparou-se também com carne conservada a temperaturas demasiado altas e demasiada gordura por grama.