Verdes consideram que ministro do Ambiente não tem vontade de negociar com Espanha
Em causa está a Convenção dos Rios Internacionais que o ministro João Pedro Matos Fernandes já fez saber que não vai ser revista até ao final da legislatura.
Corpo do artigo
O ministro do Ambiente não tem vontade de se sentar à mesa com Espanha para negociar o que quer que seja. Esta é reação do partido Os Verdes depois das declarações de João Pedro Matos Fernandes que, em entrevista à TSF e Diário de Notícias, colocou de lado a renegociação da Convenção dos Rios Ibéricos até ao fim da legislatura.
A Convenção de Albufeira já tem 21 anos e é uma das matérias incluídas na posição conjunta d'Os Verdes com o Partido Socialista que sustenta o apoio parlamentar do partido ecologista ao Governo.
No entanto, na Entrevista TSF/DN, o ministro defendeu que negociar agora novos valores de caudais anuais seria o mesmo que "ir buscar lã e sair tosquiado".
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/02/tsfdn_matosfernandes4_20190223215201/hls/video.m3u8
Ouvida pela TSF, Manuela Cunha, d'Os Verdes, diz não compreender os argumentos do ministro e lembra que o ministro do Ambiente comprometeu-se "em fazer uma espécie de caderno de encargos" do que seria necessário renegociar com Espanha, algo que "até agora não foi apresentado".
TSF\audio\2019\02\noticias\24\manuela_cunha_1
Manuela Cunha adianta que os Verdes estão empenhados que, até ao fim desta legislatura, o acordo definido na posição conjunta seja respeitado.