Viagem a Marte: "Um grande sucesso", ainda que não haja sinal da "Schiaparelli"
Caso se confirme o pior cenário, é a segunda vez que a ESA falha o objetivo de fazer chegar à superfície de Marte um módulo de aterragem. Em 2003, o robot Beagle 2 desapareceu ao separar-se da nave.
Corpo do artigo
A Agência Espacial Europeia considera a missão a Marte um "grande sucesso" apesar de ser ainda uma incógnita o que aconteceu ao módulo de aterragem. Não há sinal da "Schiaparelli".
Andrea Accomazzo, chefe da divisão de missões planetárias e solares da Agência Espacial Europeia (ESA) reconhece que "nem tudo correu como previsto". Em conferência de imprensa, Accomazzo disse aos jornalistas que não sabe se a "estrutura (do módulo de aterragem) resistiu". O problema ocorreu já numa fase posterior à abertura do paraquedas que deveria permitir que a Schiaparelli tocasse na superfície de Marte de forma suave.
Segundo o responsável da ESA, algo correu mal, mas só a análise aos dados disponíveis permitirá perceber o que aconteceu sendo que a única informação disponível é a que corresponde à fase de descida. Não há quaisquer dados enviados a partir do solo. Accomazzo admite que o módulo possa ter chegado à superfície Marte a uma velocidade superior ao previsto.
Apesar do contratempo, Jan Woerner, diretor geral da ESA, classifica a missão europeia como um "grande sucesso". Woerner diz que "os principais objetivos foram alcançados". A sonda TGO (Trace Gas Orbiter) está "na órbita de Marte". "Temos uma TGO funcional em órbita".