"Vitória para o clima": quase 200 países acordam reduzir gases de efeito estufa
Os hidrofluorcarbonetos foram introduzidos nos anos 90 para não prejudicar a camada de ozono, mas revelaram-se catastróficos para o aquecimento global.
Corpo do artigo
Representantes de quase 200 países chegaram este sábado a um acordo sobre a redução faseada de potentes gases de efeito estufa usados em frigoríficos e ares condicionados, anunciou o ministro dos Recursos Naturais do Ruanda, que acolheu as conversações.
"A emenda e as decisões foram adotadas", disse Vincent Biruta, que presidiu às conversações, que decorreram na capital do Ruanda, Kigali, sobre o fim do uso de hidrofluorcarbonetos (HFC).
"Esta é uma grande vitória para o clima. Demos um grande e concreto passo para cumprir as promessas feitas em Paris, em dezembro passado", disse Miguel Arias Canete, comissário da União Europeia, em comunicado.
"A redução faseada global que acordamos hoje pode eliminar até meio grau de aquecimento até ao final do século", acrescentou.
Os HFC foram introduzidos nos anos 1990 para substituir químicos que causavam erosão da camada de ozono, mas acabaram por se revelar catastróficos para o aquecimento global.