Web Summit arranca com lotação esgotada e uma surpresa: Stephen Hawking

Filipe Amorim / Global Imagens
Num vídeo transmitido na Altice Arena, o físico teórico abordou a temática da inteligência artificial. Paddy Cosgrave diz que em quatro dias "mais de 81 mil pessoas" passam pelo evento, em Lisboa.
Corpo do artigo
Com o recinto da Altice Arena completamente esgotado, foi Paddy Cosgrave, o CEO da 'Web Summit' a dar as boas vindas aos participantes daquela que é considerada a maior cimeira tecnológica do planeta.
Perante milhares de pessoas, Paddy Cosgrave agradeceu a Portugal e à cidade de Lisboa - que vai manter a cimeira, pelo menos, até 2018 -, adiantando que durante os próximos quatro dias vão passar pelo evento "mais de 81 mil pessoas de 107 países".
"Sentados à vossa volta estão brilhantes empreendedores de todo o mundo", disse o CEO, que, afirmando que a 'Web Summit' é um evento que tem como base a troca de contactos, pediu a todos os que se encontravam no pavilhão que cumprimentassem três pessoas perto de si.
Durante a intervenção que marcou o arranque oficial do evento, Paddy Cosgrave lembrou que a 'Web Summit' começou em 2010, em Dublin, com uma "ideia simples", a de ligar a tecnologia às novas e às velhas indústrias, e agradeceu aos muitos voluntários que, vindos de vários pontos do globo, ajudaram a construir a cimeira, em Lisboa.
De seguida, foi Nuno Sebastião - CEO da empresa portuguesa Feedzai - que tomou o palco para falar de inteligência artificial e para apresentar a primeira "surpresa" do evento. Um convidado especial que falou aos participantes por videoconferência: Stephen Hawking.
927618811758604289
"Alguém que partilha do otimismo no mundo e alguém que possa quebrar barreiras", disse o empresário português enquanto introduzia o vídeo enviado aos participantes pelo físico teórico, no qual Stephen Hawking deixou uma mensagem muito concreta: "A inteligência artificial pode ser a melhor coisa ou o pior para a Humanidade".
Pelo palco principal da Altice Arena passou ainda a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, que defendeu que é preciso regular o mercado empresarial com "as ferramentas certas".
"Temos que nos certificar de que não são as leis da selva, mas as leis da democracia no trabalho", disse a comissária", que sublinhou ainda que o principal desafio nos próximos anos é saber "se podemos ou não confiar na tecnologia".
927621742754967552
António Costa diz que importante é que "movimento de empreendedorismo"
Antes, à entrada para o evento, António Costa afirmou que "mais importante do que continuar" com a 'Web Summit' em Portugal é manter com o "movimento de empreendedorismo" que existe no país.
"A 'Web Summit' é uma oportunidade única para que Lisboa possa continuar a fazer aquilo que sempre fez ao longo da história, que é ser um ponto de encontro de gente vinda de todo o mundo, da nossa comunidade empreendedora encontrar outras comunidades e de se mostrar ao mundo. E, nisso, a 'Web Summit' é um momento único, mas tenho a certeza de que há de continuar", afirmou ainda o primeiro-ministro.