Já está à venda um dos mais interessantes relógios inteligentes a ser apresentado nos últimos tempos.
Corpo do artigo
Trata-se de um equipamento que para além de ser simples e atraente aos olhos permite ir fazendo uma espécie de eletrocardiogramas ao longo do dia.
E porque o mostrador é analógico, a pilha aguenta-se. A fabricante do equipamento diz que ela dura 12 meses até ter de ser trocada. E é mesmo uma pilha. Como aquelas que se põem num relógio tradicional.
O relógio chama-se Move ECG. A fabricante é a francesa Withings, uma empresa que chegou a ser comprada pela Nokia, mas o negócio não durou muito tempo e cada uma das empresas seguiu o seu caminho.
Quanto ao relógio em particular, o Move ECG usa três elétrodos para fazer as medições para o eletrocardiograma: dois deles estão na parte de trás encostados ao pulso do utilizador e a moldura à volta do mostrador é o terceiro elétrodo. Basta tocar em dois lados do rebordo deste relógio inteligente e quando ele vibrar, é porque conseguiu fazer uma leitura fiável.
ZsFooU2FEV8
Os dados são depois passados para uma app no telemóvel que funciona em conjunto com o relógio.
Nesta altura, o Move ECG está a ser avaliado pelas autoridades de saúde nos Estados Unidos para homologação. Seja como for, o relógio não precisa desse selo para ser vendido é só boa publicidade. No entanto, e mesmo que seja aprovado terá sempre o aviso de que não pode ser usado na substituição de métodos de diagnóstico mais rigorosos.
Este Move ECG tem um companheiro mais básico e é ele que foi posto à venda. Chama-se apenas Withings Move porque não tem o eletrocardiograma, no entanto mede níveis de atividade do utilizador, conta passos e monitoriza o sono.