A previsão é do inventor da web. No Dia Mundial Contra a Cibercensura, Tim Berners-Lee avisa que as desigualdades no acesso à Internet representam uma séria ameaça global.
Corpo do artigo
Metade da população deverá estar ligada à Internet este ano, mas o acesso global só vai estar completo em 2042. O aviso é do inventor da web. Tim Berners-Lee, o cientista que inventou a rede "www" (World Wide Web), defende que as desigualdades no acesso à rede constituem um risco mundial
"A divisão entre as pessoas que têm acesso à internet e aquelas não têm aprofunda as desigualdades existentes, desigualdades que representam uma séria ameaça global", escreve o cientistas britânico num texto publicado para coincidir com o 29.º aniversário da Internet.
Tim Berners-Lee lembra que a falta de acesso afeta sobretudo o género feminino, habitantes de zonas rurais e de países menos desenvolvidos.
"Estar 'offline' hoje é estar excluído das oportunidades de aprender e ganhar, de ter acesso a serviços importantes e de participar no debate democrático. Se não investimos seriamente na redução deste fosso, os últimos mil milhões [de pessoas] não estarão ligados antes de 2042. É uma geração inteira deixada para trás", afirma.
Em 2016, as Nações Unidas declararam o acesso à Internet um direito humano, ao nível da água potável, eletricidade, habitação e alimentação.