Entrevista TSF

Um português à caça de planetas com a NASA

Tiago Campante é um dos portugueses que vai ajudar a NASA a procurar novos planetas fora do Sistema Solar. Em entrevista à TSF conta como.

A NASA vai enviar para o Espaço esta noite o telescópio TESS, um novo 'caçador' de exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar), missão que conta com uma mãozinha de Portugal.

Tiago Campante, cientista do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve envolvido no planeamento científico desta missão, nomeadamente na seleção de estrelas-alvo a observar, e vai contribuir na validação dos novos planetas detetados.

O lançamento do telescópio TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite, Satélite de Rastreio de Exoplanetas em Trânsito) será feito (a bordo do foguetão Falcon 9, da SpaceX, a partir da base de Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos pelas 18h32 locais (23h32 em Lisboa).

Dois meses após a colocação na órbita terrestre, e depois de testados os instrumentos, o satélite artificial começará a sua missão, que tem uma duração inicial de dois anos. São esperados os primeiros dados compilados no fim do ano ou em janeiro.

A validação dos novos exoplanetas detetados será feita em terra com outros telescópios por outros investigadores, incluindo portugueses do núcleo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

  COMENTÁRIOS