"Touchdown!" InSight aterrou em Marte e já enviou uma fotografia

A sonda InSight vai estudar o interior do planeta vermelho. Eram 19h55 quando aterrou, com sucesso, em Marte.

A agência espacial norte-americana NASA colocou esta segunda-feira, na superfície de Marte, a sonda InSight, que vai estudar o interior do planeta vermelho.

A aterragem do 'laboratório robótico' na superfície marciana, prevista para as 20h00 em Lisboa, ao fim de uma viagem de seis meses e meio, decorreu sem qualquer problema. Eram 19h55 quando a InSight aterrou, com sucesso, na superfície do planeta vermelho.

Ouviu-se "touchdown" na sala de controlo da missão e o que se seguiu foram minutos de abraços, festejos e os sorrisos aliviados da equipa responsável pela sonda. Minutos depois da aterragem, a sonda enviou a sua primeira fotografia do planeta vermelho, mesmo que ainda não tenha retirado a proteção da sua lente:

Oito minutos antes, já a sonda tinha confirmado a sua aterragem, numa mensagem que pode até ser considerada (estranhamente) romântica: "já te sinto, Marte. Em breve vou conhecer o teu coração. Com esta aterragem segura, aqui estou. Em casa."

Quem já deu os parabéns à InSight e à NASA foi o vice-presidente norte-americano, Mike Pence. A sonda agradeceu de volta com um "Obrigado, sir. Feliz por estar aqui".

Poderá assistir aqui aos festejos em direto e rever a operação:

A missão InSight, que tem uma duração de dois anos, pretende dar pistas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, ao estudar o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.

Se tudo correr como o previsto, a sonda, equipada com instrumentos geológicos, irá aterrar numa ampla planície, a "Elysium Planitia".

Lançada no espaço em 5 de maio, a InSight é a segunda missão robotizada da NASA em Marte depois da Curiosity, a explorar a superfície do planeta desde 2012.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de