Maria Fernanda Monteiro Barbosa pediu para deixar o cargo em prol do interesse público.
Corpo do artigo
A diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde os reclusos fizeram uma festa e partilharam em direto no Facebook, apresentou um pedido de demissão ao diretor geral Reinserção e Serviços Prisionais.
Maria Fernanda Monteiro Barbosa "numa manifestação de dignidade, de respeito pelos Serviços e de defesa do interesse público apresentou ao Senhor Diretor Geral de Reinserção e Serviços Prisionais o pedido de demissão do lugar de Diretora daquele equipamento prisional", revela o comunicado enviado pelo Ministério da Justiça.
O pedido de demissão foi aceite e já foi "formulada uma proposta para a sua substituição".
No Parlamento, diretora não falou do caso
A diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, Maria Fernanda Barbosa, tinha-se recusado a comentar os incidentes da semana passada na cadeia que dirige, remetendo para a investigação.
Ouvida na terça-feira no no Parlamento, pelos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, numa audição agendada anteriormente à festa de aniversário transmitida em direto através do Facebook, Maria Fernanda Barbosa foi parca em palavras quando interpelada quer pelo presidente quer por deputados da Comissão.
"Em relação à ocorrência, ao incidente, ao evento, à festa, está em investigação", afirmou.
Instada por uma deputada do PSD a responder sobre o episódio registado no estabelecimento prisional que dirige, Maria Fernanda Barbosa escudou-se ainda na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
- Droga, 79 telemóveis e até um alambique apreendidos na prisão de Paços de Ferreira
- No Parlamento, diretora de prisão recusou-se a falar sobre festa entre reclusos
- "Não pode nem deve acontecer." Reclusos transmitem em direto festa de aniversário na cadeia