Ministro da Administração Interna diz que está em curso o maior programa de investimento de sempre na GNR.
Corpo do artigo
Os guardas florestais "vão renascer na Guarda Nacional Republicana" e terão já em 2019 "um recrutamento de 200 elementos adicionais", anunciou esta terça-feira o ministro da Administração Interna.
TSF\audio\2018\12\noticias\04\claudio_garcia_ministro_mai_guardas_florestais_e_gnr_15h
Segundo Eduardo Cabrita, aguardam publicação dois diplomas "que estabelecem o novo modelo de organização da unidade especial de proteção e socorro da Guarda Nacional Republicana" e, por outro lado, "permitem infletir um caminho errado, que foi seguido durante anos, de extinção do corpo de guardas florestais".
O ministro da Administração Interna esteve na Batalha a entregar 47 viaturas destinadas ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e diz que está em curso o mais ambicioso programa de investimento de sempre na GNR.
"Dentro de poucos dias teremos a atribuição, ainda este ano, de 140 viaturas, agora para os comandos territoriais da Guarda Nacional Republicana, para renovar as estruturas de apoio ao patrulhamento", avançou Eduardo Cabrita.
Sobre as várias entidades envolvidas na prevenção e combate a incêndios, incluindo a GNR, o ministro da Administração Interna afirma que o reforço de meios está a contribuir para a diminuição da ocorrência de incêndios florestais: menos 44% em 2018 face à média dos últimos 10 anos.