Gritos, choros, autógrafos e selfies. A emoção de ver um YouTuber ao vivo
A TSF esteve no YouFest Awards, onde centenas de jovens se reúnem, este fim de semana, para jogar e conhecer YouTubers.
O mundo do YouTube tornou-se incontornável nos dias de hoje. Centenas de portugueses tentam a sua sorte como YouTubers e milhões de pessoas, essencialmente crianças e jovens, assistem a dezenas de vídeos por dia e idolatram quem os faz.
As reações dos jovens quando estão frente a frente com os seus ídolos são praticamente indescritíveis. Gritos, filas, autógrafos, fotografias... Tudo faz parte do YouFest Awards, que está a decorrer no Centro de Congressos do Estoril, durante o fim de semana, e onde centenas de crianças e jovens se deslocaram para ter alguns dos momentos mais esperados da sua vida.
2018/04/20180428_youtubers_youfestawards_ccestoril_20180428174644
O YouTube não para de crescer e ser Youtuber já se tornou mesmo uma profissão, sendo que há quem consiga viver apenas disso. Portugal tem seguido essa tendência e os conteúdos multiplicam-se, desde o gaming à moda, do lifestyle ao desporto.
Para além dos Youtubers conhecidos e conceituados, muitos são também os jovens que tentam aventurar-se e começar o seu próprio canal, seguindo os passos daqueles que idolatram como se de estrelas pop se tratassem.
Afonso está sentado num banco, agarrado a um comando, de olhos postos no computador. À TSF, contou que veio de propósito do Porto com a mãe e o irmão para estar no Estoril durante o fim de semana, para jogar e principalmente para conhecer alguns dos seus ídolos.
Mas não é o único. Dinis e Lourenço têm 12 anos, são amigos e vieram juntos ao YouFest Awards. Para eles é "um orgulho" estar com os Youtubers e estar no local significa "apoiá-los". O tio acompanha-os e conta que estiveram uma hora na fila só para conseguirem um autógrafo e uma selfie com o Windoh, o português com mais seguidores na plataforma de vídeos.
Joana e Luana estão mais viradas para a moda, Maria Vaidosa e Bárbara Corby estão no topo da lista de preferências, e veem todos os vídeos que são publicados. É como se os conhecessem, garantem, até porque têm apenas 12 anos mas já perderam a conta aos anos a que seguem os seus ídolos.
No YouFest Awarsd, Afonso, Dinis, Joana e Luana são apenas exemplos, mas como eles há milhares de jovens em Portugal que não olham para a televisão, para os jornais, nem tão pouco para o Facebook, até porque o seu foco está mesmo no YouTube e no Instagram, onde os YouTubers também se dão a conhecer.