"Nem os mais velhos tinham sentido uma coisa tão forte." Testemunhos do sismo
Relatos de sustos e pânico multiplicam-se. Sismo de magnitude 4.9, com epicentro em Arraiolos (Évora), foi sentido em várias regiões do país, esta segunda-feira.
Corpo do artigo
À TSF, José Manuel, dono de um restaurante em Arraiolos, local do epicentro do sismo, contou que rapidamente se apercebeu do que estava a acontecer.
TSF\audio\2018\01\noticias\15\jose_manuel_sismo
"Fugiu tudo para a rua, ficou tudo à rasca", afirma, acrescentando: "Acho que nem aqui os velhotes com 80 e tal anos tinham sentido uma coisa tão forte." José Manuel diz que no restaurante toda a loiça escapou, mas que em sua casa a história foi diferente e houve pratos partidos.
Andreia, que estava a sair de casa para trabalhar no restaurante, em Arraiolos, relata que, a princípio, não acreditou que se tratasse de um tremor de terra.
"Eu estava em casa e comecei a sentir [o sismo], mas, por acaso, pensava que estavam a mudar as garrafas do gás, no início, porque costuma fazer também um barulho muito forte", lembrou. "Depois, comecei a ouvir coisas a partirem-se e vim para a rua. As velhotas, coitadinhas, estavam todas na rua a chorar assustadas."
TSF\audio\2018\01\noticias\15\andreia_sismo
Também em Évora, foram muitos os que saíram à rua assustados. Ouvida pela TSF, Jacinta Matos Grilo contou que a fuga foi imediata: "Aqui na rua todas [as pessoas] saíram [de casa]."
TSF\audio\2018\01\noticias\15\jacinta_matos_grilo_13h
"Eu estou dentro do centro histórico, numa casa antiga (...) e parecia que o telhado estava a cair", descreveu.