
Porto 07 / 10 / 2017 - Sessão do Porto de Encontro, com Tolentino Mendonça, decorreu no Teatro Nacional São João, na cidade do Porto. ( Igor Martins / Global Imagens )
Igor Martins/Global Imagens
Tolentino Mendonça é padre, poeta, investigador, vice - reitor da Universidade Católica e autor de vários livros sobre a espiritualidade moderna.
TSF\audio\2018\02\noticias\18\manuel_vilas_boas_retiro_tolentino_mendonca_10h
Tolentino Mendonça é o homem que vai orientar, nos arredores de Roma, o tradicional retiro de Quaresma do Papa e dos seus colaboradores mais diretos. O nome do sacerdote, que também é consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé) foi tornado publico já em janeiro. Nessa altura, o jornal do Vaticano, "L"Osservatore Romano", revelava a escolha do padre madeirense apresentando-o como "teólogo e poeta", "uma das vozes mais autorizadas" da cultura portuguesa.
"O elogio da sede " é o tema dos exercícios espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana e "Aprendizes do espanto" é o título da reflexão do padre Tolentino Mendonça.
O retiro tem inicio este domingo, ao final da tarde, e prolonga-se até ao dia 23. Durante este período são suspensas todas as audiências,
Tolentino Mendonça nasceu em Machico, na Madeira, no ano de 1965 e foi ordenado padre em 1990 sendo doutorado em Teologia Bíblica.