O sistema de avisos por mensagens de telemóvel para situações de emergência começou em junho mas ainda não foi acionado.
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Um SMS (mensagem curta enviada por telemóvel) de alerta para situações de emergência demora, em média, 12 horas a ser entregue às populações da zona afetada, revela esta manhã o Jornal de Notícias.
Ao jornal, uma fonte da Vodafone explicou que "visto tratar-se de uma ação preventiva", o SMS apenas pode ser entregue "nas 12 horas imediatamente a seguir ao pedido efetuado pela Proteção Civil".
A Altice e a NOS remeteram explicações para a Autoridade Nacional de Proteção Civil que reconhece que o sistema ainda está "a ser desenvolvido".
Até ao momento, o sistema de alertas por SMS para situações de emergência apenas foi testado uma vez, a 19 de maio, nos distritos de Aveiro e Viseu, durante um exercício realizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Na ocasião, foram enviadas SMS para cerca de 1,4 milhões de pessoas.
Em resposta à notícia do JN, o ministério da Administração Interna garante em comunicado que 90% das mensagens de teste enviadas para os telemóveis a 19 de maio chegaram aos cidadãos nas primeiras duas horas.
O ministério esclarece também que "o conteúdo dos SMS é definido pela ANPC, enviado por esta Autoridade de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes - o que permite que se atinja uma cobertura muita significativa da população".
Neste comunicado, o ministério acrescenta ainda que as mensagens são de caráter preventivo, "enviadas quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho num determinado distrito ou distritos".