Soflusa pede aos passageiros para evitarem deslocações durante a hora de ponta
A administração da Soflusa pediu esta manhã "paciência" e "compreensão" aos passageiros até ao final da semana, período durante o qual apenas quatro dos seis navios estão a assegurar as ligações.
Corpo do artigo
"Lamentamos e pedimos a ajuda dos senhores passageiros para evitar que amanhã, quinta e sexta-feira, se verifiquem novos incidentes na estação do Barreiro. Apelamos que tentem organizar as suas deslocações até ao final da semana, ou antecipando a hora de ponta das 8h00 ou passando para depois das 9h00", pediu a administradora da empresa de transporte fluvial, Marina Ferreira.
TSF\audio\2017\10\noticias\10\marina_ferreira_1_paciencia
Um apelo que surge depois dos incidentes verificados esta manhã na estação fluvial do Barreiro, que ficou parcialmente danificada, nomeadamente nos torniquetes. Os incidentes obrigaram à intervenção do INEM, que socorreu duas pessoas que se sentiram mal. Marina Ferreira disse que uma mulher desmaiou e outros passageiros magoaram-se quando tentaram forçar a entrada de acesso ao barco.
A administradora acrescentou que apesar de apenas quatro dos seis barcos estarem a assegurar as ligações fluviais, entre as 6h00 e as 9h00 realizaram-se 17 das 20 carreiras previstas. Na hora de ponta (entre as 8h00 e as 9h00) efetuaram-se sete das nove ligações previstas.
A frota da Soflusa é composta por oito navios, mas apenas quatro estão a funcionar. Marina Ferreira referiu que a contenção orçamental dos últimos anos impediu a manutenção dos barcos. No entanto, sublinhou, chegou-se a um ponto limite para que a segurança e conforto dos passageiros seja garantida.
TSF\audio\2017\10\noticias\10\marina_ferreira_2_navios
A Soflusa é a empresa responsável pelas ligações entre o Barreiro e Lisboa, enquanto a Transtejo faz as ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com Lisboa.