O concelho de Soure foi um dos mais afetados pelo Leslie, que provocou danos avultados.
Corpo do artigo
Contas mais apuradas: cerca de um milhão de euros de prejuízos só em infraestruturas municipais, estima a autarquia de Soure. Há depois 150 localidades no município para percorrer e verificar qual será o prejuízo privado. A vila continua às escuras. A autarquia esperava que a eletricidade voltasse durante a noite e o ministro da Administração Interna deu certezas que sim.
No entanto, esta manhã há apenas 15 geradores em atividade, o que não chega para as pelo menos 17 mil pessoas sem energia em casa.
Certeza é também o encerramento de todas as escolas do concelho durante esta segunda-feira.
Toda as escolas do concelho ficaram com danos que não permitem que haja aulas esta segunda-feira. "Não há condições. A escola secundária foi atingida na sua cobertura e toda as outras também o foram, inclusive o jardim-de-infância".
O principal problema está ainda na dificuldade em servir as refeições escolares, e o autarca Mário Jorge Nunes explica porquê na reportagem áudio.
TSF\audio\2018\10\noticias\14\miguel_midoes_cabrita_e_prejuizos_em_soure
Mário Jorge Nunes não dorme há 24 horas. Passou o dia a fazer contas aos prejuízos no concelho. Adverte quem de direito que o maior dos males é a falta de luz e de comunicações.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, depois de reunido na Câmara de Soure, disse aos jornalistas que a energia vai chegar, ainda esta noite, à vila. "A proteção civil continua a trabalhar intensamente aqui, por isso iremos ainda hoje assegurar com recurso a geradores que a vila de Soure terá energia elétrica ainda esta noite".
Eduardo Cabrita salienta que já começou a identificação de prejuízos nas habitações e empresas afetadas: Com a CCDRC em estreita articulação com a autarquia, iniciamos o trabalho de identificação de prejuízos em habitações, empresas, em equipamentos municipais e outros equipamento públicos, e também na área da agricultura."
Soure está ainda às escuras. Pelo caminho há telhados levantados, centenas de árvores cortadas ao meio e muita sinalização arrancada ou dobrada pela força do vento.
Notícia atualizada às 09h45 do dia 15 de outubro