Ministério da Saúde lança curta-metragem emotiva com o intuito de diminuir o número de fumadores.
Corpo do artigo
O tabaco é responsável por 10,6% das mortes em Portugal e mata um português a cada 50 minutos. Para além dos números preocupantes, sabe-se ainda que as mulheres, principalmente as mais jovens, são um grupo de risco. Perante tal cenário, o Ministério da Saúde volta a promover uma campanha contra o tabaco.
A curta-metragem chama-se "Opte por Amar Mais" e foi pensada por duas alunas da Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto.
O pequeno filme, de André Badalo, conta a história de uma mãe - Maria -, interpretada por Paula Neves, num momento em que luta contra um cancro do pulmão em fase terminal. Apesar dos dias difíceis que está a viver, a mulher não deixa de fumar.
uNr3R7Eb8JI
Durante a curta-metragem é possível ver Maria a reviver diversos momentos da vida, nomeadamente aniversários. O cigarro está presente em todos eles, assim como a filha a olhar sempre para o gesto da mãe.
No final do vídeo, e já depois de a menina fingir diversas vezes que está a fumar, a mãe abraça-a e diz-lhe "uma princesa não fuma".
O vídeo em causa vai ser divulgado nos cinemas NOS Lusomundo, nas redes sociais, mas também nas escolas.