O suspeito de ter roubado correspondência eletrónica ao clube da Luz foi detido pelas autoridades.
Corpo do artigo
Rui Pinto, o hacker que alegadamente roubou e-mails ao Benfica foi detido, esta quarta-feira, na Hungria.
Num comunicado enviado às redações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Policia Judiciária esclareceram que foi confirmada "a detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu" e, segundo o que a TSF apurou, trata-se mesmo de Rui Pinto, o suspeito de ter roubado correspondência eletrónica ao clube da Luz.
"Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo", esclarece a nota da PGR.
"A detenção ocorreu no dia de hoje [quarta-feira], foi feita pela congénere húngara que foi acompanhada por investigadores da PJ e agora seguir-se-ão os trâmites normais da transferência", afirmou Carlos Cabreiro, diretor da unidade de combate à cibercriminalidade durante a conferência de imprensa, acrescentando que o processo de transferência será feito "dentro de um prazo razoável, entre três semanas a um mês"
O responsável frisou que o suspeito virá para Portugal num prazo de "três semanas a um mês" e que foi apreendido também material informático do suspeito.
Quem é o hacker suspeito de divulgar os segredos do Benfica?
Rui Pinto tem 30 anos, é natural de Gaia e encontrava-se a viver em Budapeste, na Hungria. A primeira vez que surgiu associado à pirataria informática foi com uma fuga de informação sobre contratos e utilização de offshores para fazer circular dinheiro.
Aos 23 anos, o jovem acabou por ser interrogado por um desfalque de 270 mil euros ao Caledonian Bank, sediado nas Ilhas Caimão.
Mais recentemente, viu-se envolvido em vários outros processos: do Football Leaks, os e-mails do Benfica, as queixas da Doyen e os segredos do Sporting, divulgados em 2015.