63 centros de investigação financiados com 47 milhões por serem os melhores

Há 11 unidades com uma classificação de "Excecional", 42 obtiveram "Excelente", 104 "Muito bom" e outras 90 conseguiram a nota de "Bom". As 32 instituições que obtiveram "Insuficiente" assim como as 33 com nota "Suficiente" não terão financiamento.
A avaliação aos centros de investigação portugueses atribuiu notas de "Excelente" e "Excecional" a 63 unidades que, por isso, irão receber cerca de 47 milhões de euros, revelou hoje a secretária de estado da Ciência.
O processo de avaliação de 322 centros de investigação começou em 2013 e, depois de atravessar duas fases, está agora a chegar ao final com a divulgação dos resultados: 11 unidades tiveram uma classificação de "Excecional", 42 obtiveram "Excelente", 104 "Muito bom" e outras 90 conseguiram a nota de "Bom".
A avaliação, que está a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), destina-se à atribuição de financiamento para os próximos cinco anos, para despesas correntes e atividades estratégicas, sendo que apenas as instituições com nota superior a "Bom" irão receber financiamento da FCT.
As 32 instituições que obtiveram "Insuficiente" assim como as 33 com nota "Suficiente" não terão financiamento.