
Reuters
A nova longa-metragem do realizador polaco Andrzej Zulawski, "Cosmos", baseada na novela homónima de Witold Gombrowicz, está a ser rodada na vila e na serra de Sintra e as filmagens devem ficar concluídas hoje.
Corpo do artigo
As carrinhas na berma da estrada, perto do parque de estacionamento da capela da Peninha, na serra de Sintra, deixam perceber a existência de filmagens, mas durante a manhã ventosa e soalheira de sexta-feira, não se registou qualquer movimentação de técnicos ou de atores.
Só da parte da tarde, após o intervalo nas filmagens, que se estenderam até à madrugada anterior, a equipa de produção recomeçou a preparar a rodagem do novo filme de Andrzej Zulawski, coproduzido pela Leopardo Filmes Portugal e pela Alfama Films de Paris, ambas dirigidas por Paulo Branco.
O realizador, que repartiu a vida e a carreira entre a Polónia e França, assina também o argumento de "Cosmos" ("Kosmos", no título original, como é apresentado pela Alfama Films), baseado na obra homónima do escritor polaco Witold Gombrowicz.
A nova longa-metragem de Andrzej Zulawski, que não filmava desde "A Fidelidade" (2000), também coproduzida com Portugal, foi apoiada com 200 mil euros pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual.
O elenco conta com a participação de Jean François Balmer, Sabine Azéma, Jonathan Genet, Johan Libéreau, Victória Guerra, Clémentine Pons, Andy Gillet e os portugueses Ricardo Pereira e António Simão.
"Cosmos" conta a história do jovem que «foge da cidade com um amigo para ver e viver outras experiências numa distante zona rural" e desenvolve uma obsessão pela filha dos donos de uma pensão, "que tem uma boca pura e virginal», e pela empregada, com «boca deformada e horrorosa», revela a sinopse no sítio na Internet da Alfama Films.
O novo filme de Zulawski, que já antes tinha filmado em Portugal e que, como arriscou Sofia Carvalho, escolheu Sintra "pelo seu encanto", tem lançamento previsto para 2015.