A espécie invasora de caracol marinho Phorcus Sauciatus, conhecida como burrié, está a colonizar a ilha de Santa Maria e os investigadores estimam que chegue rapidamente a todas as ilhas dos Açores.
Corpo do artigo
Sérgio Ávila, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores, em declarações à agência Lusa, disse que esta espécie, de grande dimensão, apesar de ser um caracol marinho, está "a colonizar a costa de Santa Maria a uma velocidade assombrosa".
O investigador, que é o autor do estudo sobre o aparecimento desta espécie que foi recentemente publicado no Journal of Molluscan Studies, acrescentou ainda que " é muito raro mesmo, a chegada de uma espécie invasora a uma ilha. Nós estamos a encontrar esta espécie em Santa Maria no estado inicial de colonização".
Segundo Sérgio Ávila, esta espécie de caracol marinho deverá ter chegado à ilha de Santa Maria entre 2008 e 2010, mas só terá sido identificada no verão de 2013.
"A primeira vez que o avistámos no campo, encontrámos sete exemplares desta espécie, em junho de 2013. Quando voltámos, em novembro, encontrámos 24 ou 25 exemplares e, no verão seguinte, em junho de 2014, contabilizámos só num troço da costa, com cerca de 1,5 quilómetros de extensão, 686 exemplares", explicou.
Estima-se que hoje sejam milhares os exemplares da espécie Phorcus Sauciatus em Santa Maria e que cheguem rapidamente às restantes ilhas dos Açores, que proporcionam um excelente habitat para esta espécie.
Esta especíe de caracol marinho, que surge só agora nos Açores, é um concorrente natural das lapas, porque ambas vivem entre marés. Por isso, o biólogo prevê um impacto negativo sobre a população das lapas, embora garanta que está fora de hipótese uma delapidação da espécie.