A partir de sexta-feira a China vai multar qualquer entidade, exceto as oficiais, que publique previsões sobre o estado do tempo. As multas podem chegar aos 7.400 euros.
Corpo do artigo
De acordo com o jornal Global Times, a nova lei da Administração Meteorológica da China estabelece que apenas os organismos oficiais podem difundir previsões do tempo e alertas para fenómenos meteorológicos extremos, proibindo outros de realizar tais atividades.
No entanto, as autoridades chinesas não esclarecem se estas normas abrangem também as aplicações sobre o tempo para telemóveis nem mencionam se as multas se aplicam também às organizações que atualmente publicam os índices de qualidade do ar em diversas cidades do país, como Pequim, e cujos dados são habitualmente diferentes dos publicados pelo Governo.
A nova norma surge depois de no mês passado, um falso alerta de tufão na província de Fujian ter sido amplamente divulgado na Internet tendo chegado aos meios de comunicação locais, o que fez com que muitos habitantes cancelassem as suas férias, lembrou o jornal.