
O filme "Comboio noturno para Lisboa", do realizador dinamarquês Bille August, rodado em Portugal, terá a sua estreia mundial hoje no Festival de Cinema de Berlim.
Corpo do artigo
Baseado no romance homónimo do escritor suíço Pascal Mercier, o filme tem Lisboa por cenário e é um «thriller filosófico», como o realizador disse à agência Lusa, quando terminou a rodagem, em maio de 2012.
[youtube:pTQ9EKlIqJ4]
«Introduz-nos num mundo cheio de pessoas inacessíveis, às quais vamos acedendo; a história é como um grande jogo matemático, é uma escrita muito inteligente e essa combinação com o lado filosófico faz com que seja uma história única», disse.
[youtube:NkIJ0f-IXLM]
O elenco do filme é composto pelos atores Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Melanie Laurent, Bruno Ganz, Jack Huston, Beatriz Batarda, Marco d'Almeida, Nicolau Breyner, August Diehl e Christopher Lee.
[youtube:ZdAN_ggQlPs]
Para a estreia do filme, hoje, além de Bille August, são esperados ainda os atores Jeremy Irons, Christopher Lee, Mélanie Laurent e a portuguesa Beatriz Batarda.
Os produtores do filme, os portugueses Paulo Trancoso e Ana Costa, também estarão presentes.
Além de "Comboio noturno para Lisboa", também foram selecionados para a 63.ª edição do Festival de Berlim, o documentário "Terra de ninguém", de Salomé Lamas, a curta-metragem "Tabatô" e a ficção "A batalha de Tabatô", de João Viana e o "Um Fim do Mundo", de Pedro Pinho.
A curta-metragem "Tabatô" está selecionada para a competição do Urso de Ouro e o "Um Fim do Mundo" concorre ao Urso de Vidro.
O festival de Berlim iniciou-se a 07 de fevereiro e termina no dia 17.